
MATERIAIS
ALGODÃO
Uma das fibras naturais mais usadas no mundo, o algodão é uma fibra de origem vegetal, cultivada ao redor das sementes do algodoeiro. O tecido de algodão é mais firme e desfia menos, quando comparado com outros materiais, é mais resistente e mantém a qualidade durante muito tempo . Além disso, é extremamente confortável e suave ao toque.
LINHO
Está entre as fibras têxteis mais antigas do mundo , descoberto há mais de 8000 anos a.c., e mais resistentes. Além disso está entre as fibras mais ecológicas que existem, pois não necessita de produtos químicos para a sua produção. Por se tratar de uma fibra natural o linho oferece uma sensação de frescura e leveza, assim como o ALGODÃO.
MODAL
A fibra é de origem celulósica e é feita a partir da madeira de faia, um tipo de árvore que se propaga sem plantação e irrigação. A fibra é extraídada faia, arvore cultivadas em florestas renováveis, que dispensa no seu cultivo sistemas de irrigação, dependendo somente de chuvas . Sem contar que a faia é extremamente resistente a pestes, o que não causa danos ao meio ambiente, pois não faz utilização de pesticidas. Além disso, o Modal é criado com tecnologia Edelweiss um processo de produção “simbiótico”onde a polpa da faia se produz no mesmo local que a própria fibra, empregando um processo químico baseado em oxigénio. O tecido em si é extremamente macio e leve, devido à baixa rigidez do tecido.Outra característica importante é que os fios de Modal podem ser misturados com outras fibras usando maquinaria convencional, e pode ser mercerizado.
CUPRO
Apesar de não ser famosa, o CUPRO é uma matéria-prima relativamente antiga. Sob a marca registrada de Bemberg, a japonesa AsahiKasei produz CUPRO desde 1931. O cupro é produzido a partir dos filamentos que envolvem as sementes do algodão. É uma fibra artificial, pois, para ser transformada em fibra, o CUPRO precisa passar por um processo químico: os filamentos são diluídos em uma solução de amônia e óxido de cobre. O tecido é brilhoso e parece com seda, respira como algodão e é uma maneira de aproveitar totalmente o algodão – o CUPRO fica ainda mais ético quando é produzido a partir do algodão orgânico. O CUPRO pode ser considerado um parente do Tencel, uma das fibras mais ecológicas em uso hoje.
LIOCEL (TENCEL)
É uma fibra celulósica extraída da polpa de madeira utilizando processos livres de produtos químicos. Os solventes não tóxicos que são utilizados na sua produção são em seguida, reciclados, gerando um processo de fabricação com muito pouco subproduto. (No entanto, parece que ele ainda usa uma tonelada de energia, por isso não é perfeito.) Ele pode ser misturado com outras fibras para criar tecidos como SeaCell (Liocel e alga, mostrado acima) e Hempcel (Liocel e Cânhamo).
TECIDOS ORGANICOS (ALGODAO , LA)
Os tecidos orgânicos são produzido com base nos princípios da agricultura orgânica, que tende a ser melhor do que a convencional, pois não utiliza agrotóxicos e pesticidas – o que diminui os danos causados ao solo, ao ambiente e ao ser humano.
ALGODÃO TECIDOS RECICLADOS
O aumento anual da produção mundial de roupas tem um peso enorme para o meio ambiente, uma vez que 80% dos tecidos que descartamos, acabam em aterros sanitários. Aliado ao fator do espaço para cultivar fibras ser cada vez menor, é necessário reinventar/reciclar as fibras naturais existentes no final da sua utilização. Assim , surge o conceito a reciclagem de tecidos que consiste basicamente na reutilização de resíduos têxteis para transforma-los novamente em fios.
O PROCESSO DA RECICLAGEM DIVIDE-SE EM VÁRIAS ETAPAS:
SEPARAÇÃO
Retalhos em bom estado são separados por cor, matéria-prima e comprimento de fibra.
TRITURAÇÃO
Uma máquina trituradora rasga os tecidos já separados em pedaços muito pequenos, até ficarem praticamente desmanchados;
BENEFICIAMENTO
É adicionado poliéster ao tecido triturado, em uma outra máquina que mistura os dois produtos formando fibras mistas;
FIAÇÃO
O material passa por uma maçaroqueira, máquina que enrola a fibra de algodão em uma bobina, e por um filatório. A fibra é transformada em fio;
TECELAGEM
O fio reciclado é transformado em tecido novamente;
TINGIMENTO
O tecido é tingido com a cor desejada, caso necessário.